Vai na fonte
Reprodução
Vai na fonte

A Justiça Eleitoral brasileira permite que os candidatos utilizem apelidos e nomes pelos quais são conhecidos para concorrer nas eleições. Assim, muitos candidatos nas eleições de 2024 adotaram nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Um levantamento revelou que 282 candidatos usaram os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista” em seus nomes de urna.

Entre os 78 candidatos que se identificam com o nome de Bolsonaro, apenas cerca de 9% têm o sobrenome real. Este grupo inclui Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que tenta outro mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), que disputa o cargo de vereador em Balneário Camboriú (SC).

Por outro lado, dos 194 candidatos que apresentam “Lula” ou “Lulinha” nas urnas, somente 1,55% têm esses nomes na certidão de nascimento.

São Paulo lidera o número de candidatos que usam o nome de Bolsonaro, com 22 concorrentes. Bolsonaro obteve 55,24% dos votos válidos em São Paulo nas eleições de 2022. A Bahia é o estado com mais candidatos utilizando o nome de Lula, com 36 postulantes, refletindo o apoio que Lula teve na Bahia, onde conquistou 72,12% dos votos válidos.

Os candidatos às eleições municipais tiveram até 15 de agosto para registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O TSE permite que o candidato utilize como nome de urna o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual é mais conhecido. Foram registradas 457 mil candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, e a Justiça Eleitoral agora analisará esses registros para definir quem poderá aparecer na urna eletrônica.

O post 282 candidatos utilizam os nomes “Lula” ou “Bolsonaro” em seus nomes de urna apareceu primeiro em Vai na Fonte .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!